top of page
ecimento (14).jpg

Patologias tratadas no iti

O iti oferece uma vasta gama de patologias tratadas por meio da Medicina Integrativa. Atuamos desde a ´prevenção da doença, na manifestação de sintomas e até mesmo atuando em conjunto em terapias convencionais ou de cuidados paliativos.

Design sem nome (17).png

Acidente Vascular Cerebral - AVC

O AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

Design sem nome (18).png

Adequação Nutricional

Consiste na obtenção de informações sobre determinados aspectos nutricionais de consumo e dos hábitos alimentares por uma extensa entrevista. As informações obtidas possibilitam um diagnóstico da história pregressa e atual dos hábitos e práticas, intolerância, aceitação e tabus alimentares, etc.

Design sem nome (19).png

Anorexia

A anorexia, também chamada de anorexia nervosa, é um transtorno alimentar capaz de afetar pacientes de ambos os sexos, causado por um desejo excessivo, ilimitado e sem controle de emagrecer e se manter em um determinado padrão de beleza.

Design sem nome (20).png

Ansiedade

Preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço.

Design sem nome (21).png

Artrite (Osteoartrite) e Artrose

A artrose (sinônimos: osteoartrose ou osteoartrite) é a forma mais comum de artrite. Caracteriza-se pela degeneração (ou “desgaste”) da cartilagem entre os ossos e isto pode fazer com que o atrito entre os ossos cause dor. Isto também pode fazer com que a articulação saia de sua posição normal.

Design sem nome (22).png

Bulimia

Bulimia é um transtorno alimentar possivelmente fatal.

As pessoas com essa doença têm compulsão por comer. Elas tomam medidas para evitar o ganho de peso. Normalmente, isso significa vômitos (expurgo). No entanto, também pode incluir excesso de exercícios físicos ou jejum.

Design sem nome (23).png

Câncer

Câncer é um termo genérico para um grande grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. Outros termos utilizados são tumores malignos e neoplasias. Uma característica que define o câncer é a rápida criação de células anormais que crescem além de seus limites habituais e podem invadir partes adjacentes do corpo e se espalhar para outros órgãos

Design sem nome (24).png

Cefaleia

Cefaleia é o termo médico utilizado para designar aquilo que conhecemos como “dor de cabeça”. Essa é uma condição bastante comum, capaz de atingir pacientes nas mais diferentes faixas etárias. A cefaleia pode se apresentar somente como uma simples dor de cabeça, sem a presença de nenhum sinal adicional, ou também surgir com sintomas como náuseas, sensibilidade à luz e aos cheiros, caracterizando uma enxaqueca.

Design sem nome (25).png

Cervicalgia

A dor na coluna cervical, também chamada de dor no pescoço, cervicalgia ou até torcicolo, é muito frequente na população em geral, podendo ocorrer na maioria das pessoas em algum momento da vida.

Design sem nome (26).png

Compulsão Alimentar

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) caracteriza-se pela ingestão descontrolada de grande quantidade de alimentos, sem apetite e quase sem mastigar, até que seja alcançada a plenitude.

Design sem nome (27).png

Cuidados Paliativos

Cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio do alívio do sofrimento, tratamento da dor e de outros sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual.

Design sem nome (28).png

Delírios, Demências

Delírio costuma ser causado por doença aguda, intoxicação por medicação ou drogas recreativas (às vezes com risco de vida) e muitas vezes é reversível. Demência normalmente é causada por alterações anatômicas no encéfalo, tem início mais lento e, geralmente, é irreversível.

Design sem nome (29).png

Dependência Química (Medicamentos Álcool Tabaco e Drogas)

Reconhecida como uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a dependência química consiste nas consequências físicas e mentais trazidas pelo abuso de substâncias nocivas ao organismo. Elas podem ser tanto lícitas como o álcool e a nicotina quanto ilícitas como a maconha, cocaína e o crack, por exemplo

Design sem nome (30).png

Depressão

Distúrbio mental caracterizado por depressão persistente ou perda de interesse em atividades, prejudicando significativamente o dia a dia.

As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia.

Design sem nome (31).png

Diabetes

Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade e/ou falta de insulina exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando altas taxa de açúcar no sangue ( hiperglicemia) de forma permanente.

Design sem nome (32).png

Distúrbios alimentares

 Distúrbios ou Transtornos Alimentares são doenças (ou psicopatologias) cuja principal característica é a dificuldade em manter uma dieta saudável no dia-dia. Assim, a preocupação com a comida e o peso são constantes.

Design sem nome (33).png

 Distúrbios do Sono

Mudanças nos padrões de sono ou nos hábitos que podem afetar negativamente a saúde. Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.

Design sem nome (34).png

Doença de Alzheimer

Doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes. As conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem, eventualmente destruindo a memória e outras funções mentais importantes. Perda de memória e confusão são os principais sintomas.

Design sem nome (35).png

 Doença de Parkinson

Um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores. Danos às células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina caiam, causando os sintomas de Parkinson. Geralmente, o mal de Parkinson começa com um tremor na mão. Outros sintomas são movimento lento, rigidez e perda de equilíbrio.

Design sem nome (36).png

Doenças Genéticas

As doenças genéticas são todas as enfermidades causadas por alguma alteração no DNA, podendo ocorrer pela presença de um cromossomo inteiro a mais ou uma troca de base dentre as 3 bilhões existentes no genoma humana.

Design sem nome (37).png

 Doenças Neurodegenerativas

A doença neurodegenerativa é um termo abrangente para várias doenças que atacam o sistema nervoso. Uma característica comum a todas as doenças desse grupo é a morte dos neurônios, que são essenciais para o cérebro e não se regeneram nem se multiplicam. Além disso, este grupo de doenças costuma atingir áreas consideradas vulneráveis, e não apenas o encéfalo (parte superior do sistema nervoso central) como um todo.

Design sem nome (38).png

 Dores Crônicas

Dor crônica é aquela que persiste além do tempo de cura do tecido danificado, em geral mais que 3 meses. Uma ampla variedade de condições comuns com diferentes fisiopatologias está associada à dor crônica, incluindo câncer (e seu tratamento), doença degenerativa da coluna vertebral, osteoartrite, fibromialgia, vírus da imunodeficiência humana, enxaqueca, neuropatia diabética e neuralgia pós-herpética. As dores podem ser em vários locais do corpo, cabeça, ombros, pernas, olhos, pés, mãos etc… As condições de dor crônica são altamente prevalentes, segundo algumas estimativas que afetam aproximadamente um terço da população adulta.

Design sem nome.png

 Dores Neuropáticas

A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.

ecimento.png

Emagrecimento

De modo geral, é natural que o organismo apresente flutuações no número na balança. Pacientes do sexo feminino, por exemplo, apresentam mudanças no peso especialmente perto do ciclo menstrual, por retenção de líquido que costuma acompanhar esse período. Pacientes do sexo masculino também podem apresentar flutuações no peso, por motivos variados. No entanto, quando alguns pacientes perdem peso sem nenhum motivo aparente (como mudanças na dieta ou na realização de exercícios físicos), na chamada perda de peso involuntária, é preciso ficar atento para a perda de peso não intencional, A perda de peso não intencional pode ser um sinal de alerta para uma série de doenças e condições que afetam o organismo.

ecimento (1).png

Endometriose

Endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.

ecimento (2).png

Epilepsia

A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não é causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se.

ecimento (3).png

Fibromialgia

Fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. Acomete 2% da população mundial e é mais frequente em mulheres.

ecimento (4).png

Fobias

Fobia é um tipo de perturbação da ansiedade caracterizado por medo ou aversão persistente a um objeto ou uma situação. Nomeadamente, chegam a causar um tal medo esmagador e debilitante desse algo, que leva a que o indivíduo fóbico organize a sua vida baseado na evicção daquilo que lhe causa esse medo.

ecimento (5).png

 Hérnia de Disco

Condição relacionada a um problema com um disco cartilaginoso entre as vértebras.

Esse problema ocorre quando o núcleo gelatinoso de um disco vertebral se desloca por uma abertura no invólucro exterior mais rígido.

ecimento (6).png

Hipertrofia

Hipertrofia é o aumento do tamanho de um órgão como consequência do aumento das funções celulares. A hipertrofia mais comum acontece na musculatura (hipertrofia muscular). Pode ser provocada por fatores biológicos, como: o crescimento na fase de puberdade, a dilatação do útero durante a gravidez e etc. A hipertrofia também pode se desenvolver de maneira forçada, através da prática de musculação e do consumo de alimentos ricos em proteínas e de suplementos alimentares.

Quando um órgão não se desenvolve ou ao invés de crescer, ele diminui de tamanho, acontece o processo inverso da hipertrofia, chamado de atrofia.

ecimento (7).png

 Lombalgia

A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar inferior. A lombociatalgia é a dor lombar que se irradia para uma ou ambas as nádegas e/ou para as pernas na distribuição do nervo ciático. Pode ser aguda (duração menor que 3 semanas), subaguda ou crônica (duração maior que 3 meses). 

ecimento (8).png

Longevidade e Bem-Estar

Para que tenhamos um envelhecimento saudável precisamos tomar alguns cuidados ao longo da vida que farão muita diferença na forma que iremos trilhar o processo de envelhecer. Esses cuidados estão voltados à saúde do corpo e da mente, por isso exercícios físicos e mentais são fundamentais para que tenhamos o envelhecimento ativo e saudável.

Muitos são os benefícios que a prática do exercício pode trazer, por favorecerem tanto o gasto de energia e calorias, como o bem-estar mental e social.

ecimento (9).png

Neoplasias

Neoplasia, também chamada de tumor, é um crescimento desordenado de células no organismo. Ela é classificada como benigna ou maligna e pode ter causa genética ou ambiental. Neoplasia é uma proliferação desordenada de células no organismo, formando, assim, uma massa anormal de tecido.

ecimento (10).png

Obesidade

 A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. A obesidade é uma doença multifatorial, ou seja, não tem uma causa específica como a maioria das doenças. No entanto, alguns fatores podem contribuir para seu desenvolvimento.

ecimento (11).png

Síndrome do Pânico

A síndrome ou transtorno do pânico (ansiedade paroxística episódica) é uma doença que se caracteriza pela ocorrência repentina, inesperada e de certa forma inexplicável de crises de ansiedade aguda marcadas por muito medo e desespero, associadas a sintomas físicos e emocionais aterrorizantes, que atingem sua intensidade máxima em até dez minutos.

ecimento (12).png

 Transtorno Compulsivo Obsessivo - TOC

Pensamentos excessivos (obsessões) que levam a comportamentos repetitivos (compulsões). O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos.

O TOC costuma se concentrar em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.

ecimento (13).png

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH e TDA

Doença crônica que inclui dificuldade de atenção, hiperatividade e impulsividade. Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Pode contribuir para baixa autoestima, relacionamentos problemáticos e dificuldade na escola ou no trabalho.

Os sintomas incluem falta de atenção e hiperatividade.

ecimento (14).png

Transtorno do Espectro Autista - TEA

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

ecimento (15).png

Transtorno do Estresse Pós-traumático - TEPT

Um distúrbio caracterizado pela dificuldade em se recuperar depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador.

A condição pode durar meses ou anos, com gatilhos que podem trazer de volta memórias do trauma acompanhadas por intensas reações emocionais e físicas. Entre os sintomas estão pesadelos ou lembranças repentinas (flashbacks), fuga de situações que relembrem o trauma, reações exageradas a estímulos, ansiedade e humor deprimido.

ecimento (16).png

Tratamentos de Doenças Relacionadas à Idade, Tremor

Tremores ou movimentos involuntários que variam de leve a grave e costumam afetar as mãos, os pés, o rosto, a cabeça ou as cordas vocais.

Acompanhe nossas redes sociais

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
bottom of page